Quem Sou...

23º festival de Inverno de Garanhus-PE
Músico multi-instrumentista autodidata, Charles William teve incentivo do seu tio Omar Arruda integrante do grupo evangélico "EDE", assistindo suas apresentações e tendo contato com os instrumentos despertou o interesse pela música.
 Mesmo com muito esforço, ainda menino começou produzir e vender artesanato com o objetivo de comprar um cavaquinho, seu primeiro instrumento do qual iniciou sua atuação no meio musical. Tocou na Escola de Samba Águia Dourada de Camaragibe-PE, logo em seguida ganhou de presente de aniversário da sua avó materna Midiam de Arruda, um Violão, com ele pode ajudar nas atividades e encontros evangélicos animando com muita música. Nesses encontros, uma banda evangélica não tinha tecladista, nesse momento ele passou a estudar teclado e entre notas e estilos diversificados tornou-se um tecladista renomado e bastante eclético com um repertório bastante variado, como: Salsa, MPB, Jazz, Rock, Pop entre outros. Com esse instrumento acompanhou grandes nomes da música pernambucana colaborando com o sucesso desses artistas.

Seu amigo Gétúlio, Técnico de som em
 destino a Picos-PI. Ano 2007
Tudo começou em uma viajem para Picos-PI, região onde é muito difícil encontrar sanfoneiro, foi ai que conheçeu o grande Joca do acordeon, onde ele encontrou o caminho que tanto buscava. Comprou ao Joca um acordeon de 80 baixos e assumiu a responsabilidade da banda como sanfoneiro para que eles pudessem seguir viajem, se preparou bastante, porém tudo era muito novo, sem experiência alguma usava apenas o teclado do acordeon, que exigia muito do sanfoneiro por ter que fazer muita força para puxar o fole e sem usar os baixos não conseguia terminar o show, sentia dores nos braços por utilizar o instrumento de forma incorreta. Ao tocar seu acordeon mostrou muita simplicidade e todo seu lamento pelo povo do sertão, ele passava todo seu sentimento para o instrumento, aquilo era mágico, pois transformou sua vida e lhe fez ser um grande músico.
Numa tarde de sábado encontrou um senhor de cabelos brancos tocando um acordeon, ele tocava com muito sentimento aquele instrumento, naquele momento decidiu que havia encontrado o instrumento da sua vida.
Gravação CD Nathália e Camilla - GO

Depois disso não mais parou, acompanhou grandes artistas sempre em busca de novos ritmos e aprimorando o conhecimento do novo instrumento.

Muita gente pode ajudar e conhecer, fez muitas amizades e nelas pode aprender e ... Não mais como tecladista mas agora como um verdadeiro sanfoneiro, pode viajar e mostrar seu talento 

Acidente em 2010...
Em Março de 2013, devido a um acidente de moto, quebrou a perna direita a mão direita em vários lugares, foi necessário colocar um fixador externo é um tipo de ferro que fica do lado externo adaptado temporariamente ao osso, devido ao acidente foi necessário afastar-se de suas atividades deixando-o bastante triste e inconformado.
Grande amigo e mestre Cicinho do Acordeon
Os médicos informaram-lhe que não haveria condições de voltar exercer suas atividades, pois sua mão direita não teria os mesmos movimentos. Mesmo com esse laudo médico ele não desistiu. Depois de dois meses foi retirado o fixador e seria necessário fazer várias sessões de fisioterapia, esse foi um momento muito difícil, pois não conseguiu tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde) e não tinha condições financeira para custear seu tratamento. Diante desta dificuldade resolveu elaborar meios para voltar seus movimentos na mão direita. Em casa com ajuda da sua esposa Romera Duarte, ele utilizava os meios mais inusitados para fazer fisioterapia, colocava peso em sacolas plásticas e as suspendiam, nesse momento recebia apoio da família e com ajuda da sua sobrinha Ana Paula Cesário (Paulinha), conseguiu ajuda na clínica de estudantes da faculdade onde ela fazia o curso de fisioterapia, onde foi muito bem atendido e pode fazer o tratamento correto.
Mesmo diante de todos esses problemas, ele não divulgou para o público o acidente que ocorrera, 
só os amigos mais íntimos ficaram sabendo. Ele acreditava que mesmo que perdesse os movimentos da mão direita, ele mudaria a posição do acordeon e estudaria tudo novamente com a mão esquerda.
Festa da Rede Globo São João 2013.
Como o acidente não foi divulgado para o público, ele recebeu um convite para tocar no período junino, porém a data para as comemorações juninas já estavam muito próximas, mesmo com esse grande desafio ele não recusou a proposta e para que seja mais uma vez glorificado o Nome do Nosso Pai Celestial, Ele honrou seu servo Charles William e o fez tocar em todos os shows marcados, depositando todo o amor, carinho e dando o seu máximo. Esse foi o momento pelo qual tornou-se um grande acordeonista reconhecido por todos.
Capa do CD Charles William
& Xamego Urbano 2013 / 2014
Catedral de Berlin - Alemanha 2014


No mesmo ano, o Sanfoneiro Charles William iniciou parceria com o Forró Xamego Urbano, formando o Projeto "Charles William e Xamego Urbano". Juntos fizeram diversas apresentações, inclusive apresentações internacionais. Atualmente se prepara para concorrer no Festival Mundial de Acordeon, onde pretende representar Pernambuco nesta nova etapa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário